Como evitar o enjôo

   Algumas pessoas podem sentir uma sensação desagradável por causa do movimento, ao viajar de avião, carro ou barco. Outras são menos susceptíveis e apenas mareiam quando o barco para no balanço do mar aberto.
Em lugares abrigados como lagoas ou baias não é muito freqüente sofrer com o enjôo. Mas Guarapari tem locais de mergulho em mar aberto onde esta situação é muito freqüente. Por isso recomendamos ler com atenção para aproveitar totalmente dos nossos passeios.

   O órgão que controla o equilíbrio, o ouvido interno, é o responsável pelo enjôo. Mas, algumas precauções podem ajudar ou prevenir estes sintomas. Veja uma lista de atitudes que devem ser evitadas antes de navegar.

1) Comecemos com o café da manha. Evite antes de navegar:
- Comidas gordurosas (ovo, presunto, salsicha, etc.).
- Café preto e lacticínios (leite, manteiga, iogurte, queijo, etc.)
- Frutas como melancia, melão e uvas.

   Recomendamos um desjejum incluindo chã preto, água de coco, suco de maracujá, caju ou goiaba com pouco açúcar. Pode acompanhar com biscoitos (tipo água e sal), torradas e pão de sal com um pouco de geléia. Não é bom embarcar com o estômago vazio.

2) Remédios contra o enjôo.
    Muitas pessoas utilizam um comprimido de Dramim ao menos uma hora antes de embarcar. A pesar de produzir sono é bastante eficiente no controle do enjôo.
Existe um outro comprimido importado (Triptone) que também se mostrou efetivo. Mas sempre é bom consultar com seu médico antes de utilizar qualquer medicamento.
Digesan e outros remédios que agem sobre o sistema gástrico normalmente não ajudam nem evitam o enjôo.

3) Pulseiras anti-enjôo.
   Pode até ser psicológico, mas muitas pessoas solucionaram definitivamente o problema utilizando uma simples pulseira de elástico com um botão que pressiona um local especifico de dígito punctura no pulso. Ficamos felizes por eles! Navegar é uma das atividades mais gratificantes e relaxantes quando não se esta mareado.

4) Posicionamento dentro da embarcação.
    Evite locais fechados, cheiros fortes, e abaixar a cabeça e olhar pessoas ou coisas que estão dentro do barco. Fique longe do banheiro!
O correto seria permanecer em locais arejados, longe da fumaça do motor, olhando o horizonte (se possível na direção de navegação).

5) Temperatura.
   Evite o frio e o calor excessivo. Uso de roupas de neoprene dentro do barco pode não ser uma boa idéia. Se a roupa estiver seca sentira calor e se molhada perderá calorias rapidamente.

   Se ainda seguindo estas recomendações sofrer com o enjôo, fique o menor tempo possível no barco. Faça um esforço e entre na água. Normalmente os sintomas de enjôo desaparecem imediatamente quando a pessoa mergulha. Ao final de contas, é muito melhor um minuto no fundo do mar do que uma hora na superfície!!!

 
     
————————————————————————————————
Atlantes - Escola e Operadora de Mergulho
- atlantes@atlantes.com.br
Rua José Barcellos de Matos, 341 - Centro - Cep 29200-720 - Guarapari - ES
(Ref.: Rua do Mercado Municipal de Peixe) / (0xx27) 3361-0405 / 3361-4440