A Atlantes é uma Operadora de Turismo Submarino, com base em Guarapari-ES desde 1993. Conta com uma loja bem equipada, escritório de viagens e turismo, salas de aula para cursos de mergulho, estação de recarga de cilindros, oficina de manutenção.

Mergulho, Guarapari, Escola, Operadora, Escalvada, Drift Dive, Victory 8B, Victory, Bellucia, Naufrágio, Dive Brasil, Buceo Brasil, Naufrágios Guarapa

Produtos (ver todos)

  • Apito Sonoro de Superfície Apito Sonoro de Superfície
  • Apito Sonoro Subaquático Apito Sonoro Subaquático
  • Colete Falcon Colete Falcon
  • Colete Oceanic Oceanpro Colete Oceanic Oceanpro
  • Computador Cressi Leonardo Computador Cressi Leonardo
  • Computador TUSA ZEN IQ-900 Computador TUSA ZEN IQ-900
  • Lanterna Primaria ORION Lanterna Primaria ORION
  • Mala Mares Cruise Captain Mala Mares Cruise Captain
  • Mascara Matrix Mascara Matrix
  • Nadadeiras CRESSI SUB Pro Light Nadadeiras CRESSI SUB Pro Light
Compartilhe              

Biodiversidade Local

A região de Guarapari apresenta um complexo insular que por sua localização e variedade de ecossistemas concentra uma fauna e flora recifais representativas do litoral do Estado de Espírito Santo.

A posição das Ilhas de Guarapari, inseridas em uma região de transição biogeográfica, resulta na presença de um conjunto de espécies características de regiões tropicais e subtropicais, gerando uma fauna altamente diversificada. A proximidade da plataforma continental e o fenômeno da ressurgência (movimento de águas profundas para regiões rasas), dão suporte mediante a reposição de nutrientes.

Fazem parte das “Ilhas de Guarapari” o Arquipélago das Três Ilhas, a Ilha Escalvada e as Ilhas Rasas (distantes respectivamente 3, 10 e 11 km do continente), e pelo Parreiral, um recife submerso, próximo das Três Ilhas; além dos bancos de algas calcárias e de fundos bioclásticos adjacentes.

Visando conhecer a fauna destas ilhas, foram realizados levantamentos utilizando, principalmente, mergulho autônomo. Os resultados revelaram uma grande importância bio-ecológica, atestada pela alta diversidade de organismos e pela presença de espécies raras.

Vale ressaltar que a maior diversidade de fauna de peixes das Ilhas de Guarapari foi constatada em comparações recentes com diversas localidades como os Arquipélagos dos Abrolhos e de Fernando de Noronha. Durante este estudo foi detectada a presença de espécies cuja distribuição conhecida não incluía o Espírito Santo.

Entretanto, o número de espécies de algas no litoral capixaba pode ser ainda maior, uma vez que poucos foram os estudos realizados sobre suas comunidades.

Fonte: “PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL MARINHO ILHAS DE GUARAPARI, ESPÍRITO SANTO”
João Luiz Gasparini (1), Sergio R. Floeter (2), Silvia Maria Gandolfi (3)

1 - Departamento de Ecologia e Recursos Naturais, UFES (gaspa.vix@zaz.com.br)
2 - Laboratório de Ciências Ambientais, UENF (floeter.vix@zaz.com.br)
3 - Departamento de Ecologia Geral, USP (smg@ib.usp.br)

Nas ilhas de Guarapari se encontra a maior biodiversidade de algas e peixes recifais do pais –reconhecido oficialmente em 1997, durante o XII Congresso Brasileiro de Ictiologia–, portanto constitui uma das melhores condições de mergulho do país.

redes sociais

facebook youtube

Entre em Contato

Rua José Barcellos de Matos, 341, Centro, Guarapari, ES, Brasil, 29200-720 | +55 27 3361-0405/3361-4440 atlantes@atlantes.com.br