Dúvidas Frequentes

Preciso consultar um médico antes do mergulho?


O objetivo do questionário abaixo é descobrir se será necessário ser examinado por um médico antes de participar de um Batismo Submarino (Discover SCUBA) até 12 metros de profundidade. Uma resposta positiva a uma questão não irá, necessariamente, desqualificá-lo para a atividade. Apenas significa que há uma condição pré-existente que poderá afetar a sua segurança durante o mergulho e recomenda-se requisitar a opinião do seu médico. Histórico Médico · Apresenta infecção de ouvido na atualidade? · Apresenta histórico médico de doença auditiva, perda da audição ou problema de equilíbrio? · Já se submeteu a cirurgia de ouvido ou dos seios da face? · Está resfriado, com congestão, sinusite ou bronquite? · Apresenta histórico de problemas respiratórios, ataques agudos de febre do feno, alergias ou doença pulmonar? · Já teve falência pulmonar (pneumotórax) ou histórico de cirurgia no tórax? · Sofre de asma ou apresenta histórico de enfisema ou tuberculose? · Está ingerindo medicamentos com advertência sobre diminuição de sua capacidade física ou mental? · Apresenta problemas mentais, psicológicos ou de saúde comportamental, ou disfunção do sistema nervoso? · Está ou poderia estar grávida? · Apresenta histórico de colostomia? · Apresenta histórico de doença ou ataque cardíaco, cirurgia cardíaca ou vascular? · Apresenta histórico de pressão alta, angina ou toma medicamentos para o controle da pressão? · Você é maior de 45 anos e apresenta histórico familiar de ataque cardíaco ou derrame? · Apresenta histórico de sangramento ou outras disfunções do sangue? · Apresenta histórico de diabete? · Apresenta histórico de problema nas costas, braços ou pernas devido a ferimentos, fraturas ou cirurgias? Independente das respostas acima, sempre é importante consultar um médico antes de realizar qualquer atividade física. No entanto, se algum destes itens se aplicam a você, será necessário pedir para seu médico uma "autorização para praticar Turismo Submarino" ou "Mergulho Autônomo Recreativo" e apresentar para seu instrutor.




Como evitar o enjôo?


Algumas pessoas podem sentir uma sensação desagradável originada pelo movimento ao viajar de avião, carro ou barco. Outras são menos susceptíveis e apenas mareiam quando o barco para no balanço do mar aberto. Em lugares abrigados como baias não é freqüente sofrer enjoo mas nas ilhas de Guarapari esta situação acontece. Por isso recomendamos ler com atenção para aproveitar nossos passeios ao máximo. No café da manhã: Evite comidas gordurosas (ovo, presunto, salsicha, etc.). Evite café preto e lacticínios (leite, manteiga, iogurte, queijo, etc.) Evite frutas como melancia, melão, uvas e sucos de frutas doces. Recomendamos um desjejum com mamão, maçã ou pera sem casca. Amêndoas, castanhas, sementes, etc. Chá preto, água de coco ou suco de maracujá sem ou pouco açúcar. Pode acompanhar com biscoitos não doces tipo água e sal ou torradas ou pão de sal com um pouco de geleia. Não é bom embarcar com o estômago vazio. Remédios contra enjoo. O que tem se mostrado mais eficiente é o Dramim se tomado ao menos uma hora antes de embarcar. Apesar de produzir sono é melhor do que enjoar. Mas sempre é bom consultar com seu médico antes de utilizar qualquer medicamento. Digesan e outras drogas que agem sobre o sistema gástrico não ajudam nem evitam o enjoo. Pulseiras anti-enjoo. Pode até ser psicológico, mas muitas pessoas solucionaram definitivamente o problema utilizando uma simples pulseira de elástico com um botão que pressiona um local específico no pulso. Ficamos felizes por eles! Navegar é uma das atividades mais gratificantes e relaxantes quando não se está mareado. Posicionamento dentro do barco. Evite locais fechados, cheiros fortes, abaixar a cabeça e olhar pessoas ou coisas que estão dentro do barco. Fique longe do banheiro. O melhor é permanecer em locais arejados, sem fumaça do motor, olhando o horizonte (se possível na direção da navegação). Temperatura. Evite o frio e o calor excessivo. Uso de roupas de neoprene dentro do barco pode não ser uma boa idéia. Se a roupa estiver seca sentirá calor e, se molhada, perderá calorias rapidamente. Se enjoar mesmo seguindo estas recomendações, fique o menor tempo possível no barco. Faça um esforço e entre na água. Normalmente os sintomas desaparecem imediatamente quando a pessoa mergulha. Dizem que é melhor um minuto no fundo do mar do que uma hora na superfície!




Como começar o curso de mergulho?


Pode iniciar seu curso de mergulho hoje mesmo, na sua própria casa ou escritório, com o Sistema de Educação a Distância.
A Atlantes é líder em Educação de Mergulho a Distância, usando materiais, vídeos específicos e aproveitando a Internet como ferramenta de ensino (e-Learning).

Utilizando o material didático apropriado e o suporte do seu instrutor através de e-mail e telefone, o estudo independente tem se mostrado a forma mais eficiente de obter conhecimentos. Isso acontece porque o aluno escolhe o momento em que está disposto a aprender e o local apropriado, progredindo no seu ritmo e recebendo assistência personalizada. Tudo isso nem sempre é possível numa sala de aulas.

O primeiro passo para mergulhar pode ser dado agora mesmo! O material didático, formatado para auto-estudo, será enviado pelo correio com as instruções de uso. Vídeos manuais, revisões de conhecimentos e testes para avaliar o aprendizado de cada tópico em forma independente são alguns dos instrumentos que iremos utilizar. Um instrutor da Atlantes estará disponível via e-mail ou telefone para responder suas dúvidas.

Quando decidir continuar com a parte prática já estará familiarizado com todos os assuntos, o que facilitará seu desempenho. Poderá marcar uma reunião com seu instrutor para receber uma revisão personalizada antes de praticar habilidades na piscina e no dia seguinte mergulhar juntos no mar.




Posso fazer o curso na minha cidade?


Desde 1993 a Atlantes oferece cursos de mergulho para pequenos grupos em muitas cidades do Brasil.

Os alunos interessados recebem o material didático pelo correio segundo explicado em Educação a Distância. Depois, um instrutor da Atlantes viaja para oferecer aulas teóricas e práticas na piscina, utilizando equipamento completo.

Esta etapa pode ser completada em apenas três ou quatro dias. Os horários são simples de acertar porque o instrutor ficaria a disposição da turma.

Para realizar os mergulhos no mar, em Guarapari-ES, não precisaria se deslocar o grupo completo. Cada aluno teria a liberdade de completar o curso segundo sua conveniência. Basta uma simples ligação ou enviar um e-mail para fazer as reservas.

Pode também completar a parte de mar em outros destinos do Brasil ou do mundo. Organizamos várias viagens por ano para locais como Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Búzios, Abrolhos, Recife, Fernando de Noronha, etc. Visitamos também destinos internacionais como Antilhas Holandesas, México, Cuba, Bahamas, Mar Vermelho, entre outros.

Participando de um destes pacotes turísticos, o aluno poderá viajar guiado pela experiente equipe Atlantes e completar seu treinamento com um de nossos instrutores.




É verdade que Guarapari tem a maior biodiversidade do Brasil?


A região de Guarapari apresenta um complexo insular que por sua localização e variedade de ecossistemas concentra uma fauna e flora recifais representativas do litoral do Estado de Espírito Santo.

A posição das Ilhas de Guarapari, inseridas em uma região de transição biogeográfica, resulta na presença de um conjunto de espécies características de regiões tropicais e subtropicais, gerando uma fauna altamente diversificada. A proximidade da plataforma continental e o fenômeno da ressurgência (movimento de águas profundas para regiões rasas), dão suporte mediante a reposição de nutrientes.

Fazem parte das “Ilhas de Guarapari” o Arquipélago das Três Ilhas, a Ilha Escalvada e as Ilhas Rasas (distantes respectivamente 3, 10 e 11 km do continente), e pelo Parreiral, um recife submerso, próximo das Três Ilhas; além dos bancos de algas calcárias e de fundos bioclásticos adjacentes.

Visando conhecer a fauna destas ilhas, foram realizados levantamentos utilizando, principalmente, mergulho autônomo. Os resultados revelaram uma grande importância bio-ecológica, atestada pela alta diversidade de organismos e pela presença de espécies raras.

Vale ressaltar que a maior diversidade de fauna de peixes das Ilhas de Guarapari foi constatada em comparações recentes com diversas localidades como os Arquipélagos dos Abrolhos e de Fernando de Noronha. Durante este estudo foi detectada a presença de espécies cuja distribuição conhecida não incluía o Espírito Santo.

Entretanto, o número de espécies de algas no litoral capixaba pode ser ainda maior, uma vez que poucos foram os estudos realizados sobre suas comunidades.

Fonte: “PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL MARINHO ILHAS DE GUARAPARI, ESPÍRITO SANTO”
João Luiz Gasparini (1), Sergio R. Floeter (2), Silvia Maria Gandolfi (3)

1 - Departamento de Ecologia e Recursos Naturais, UFES (gaspa.vix@zaz.com.br)
2 - Laboratório de Ciências Ambientais, UENF (floeter.vix@zaz.com.br)
3 - Departamento de Ecologia Geral, USP (smg@ib.usp.br)

Nas ilhas de Guarapari se encontra a maior biodiversidade de algas e peixes recifais do pais –reconhecido oficialmente em 1997, durante o XII Congresso Brasileiro de Ictiologia–, portanto constitui uma das melhores condições de mergulho do país.




Onde vou fazer o curso de mergulho?


Até início dos anos ’90, Guarapari manteve no anonimato seu potencial como destino de turismo submarino. Sua vocação como local ideal de treinamento para mergulhadores de todos os níveis foi descoberta em 1993 com o nascimento da Atlantes, primeira Escola e Operadora do Estado a realizar um trabalho sério de treinamento e divulgação.

Batismos para iniciantes têm o local ideal no abrigo das Ilhas. Já mergulhadores experientes encontram nos recifes ou naufrágios, condições de mar aberto ideais para aperfeiçoar suas técnicas, num ambiente controlado pelo seu instrutor.

Mergulhos em baías abrigadas, jardins de corais, piscinas naturais, ilhas oceânicas, recifes em mar aberto, naufrágios, paredes, profundos, noturnos, correntes (drift dive), respirando ar ou misturas gasosas, no maior Recife Artificial da América Latina ou junto a mais rica biodiversidade do Brasil, dificilmente poderíamos encontrar tantas variáveis reunidas em apenas um lugar.




E se estiver chovendo, tem mergulho?


Todos imaginamos participar do “passeio ideal” num dia de sol e mar de Almirante. Existem oportunidades em que conseguimos reunir essas características em apenas uma manhã. Ótimo! Mas, o que fazer num dia nublado? É uma boa idéia pensar em mergulhar numa manhã chuvosa?

No Espírito Santo, o vento predominante é o nordeste, que mantém os dias ensolarados e, mesmo quando forte, dificilmente provoca o cancelamento de uma saída de mergulho.

Geralmente a chuva, é originada pelas frentes frias que são carregadas por ventos do setor sul. Este sim pode ser o vilão dos mergulhadores. Quando muito intenso produz ondas, correntes e ressaca. No entanto, quando suave, reúne chuva e perfeitas condições de mar. A água fica mais quente porque diminui o efeito da ressurgência (falaremos sobre este fenômeno em futuras matérias) e cristalinas porque a corrente sul-norte aproxima águas azuis do mar aberto ao litoral.

Como os mergulhadores mais experientes já sabem, as melhores condições de mergulho no litoral de Guarapari são, sem dúvidas, com vento sul suave. Adicionalmente, com ele, o lado de ancoragem das embarcações muda e desta forma, locais menos conhecidos, podem ser visitados.

É muito freqüente embarcar pela manhã num dia nublado e ser surpreendido, antes de iniciar o primeiro mergulho, pelo sol “queimando” a roupa de neoprene. Ou ver um dia de sol desaparecer, em poucos minutos, encharcado pela chuva torrencial. Num clima tropical, as mudanças de tempo são bruscas e imprevisíveis, e não adianta assistir “The Weather Channel” ou mudar de idéia no último minuto.

Além disso, o que outra coisa melhor você poderia fazer num dia de chuva? Apenas embarcar numa saída com amigos da equipe Atlantes.




O que é a DAN?


A Divers Alert Network (DAN) é uma organização sem fins lucrativos que oferece assessoramento e assistência médica para emergências subaquáticas, apóia e desenvolve pesquisas, educação e programas de treinamento de alto nível que promovem a segurança no mergulho. Isto é possível graças ao suporte financeiro de mais de 300.000 mergulhadores de todo o mundo.
A Atlantes é "DAN Business Member" e recomenda a seus alunos e amigos mergulhadores que se afiliem para ter cobertura anual internacional em caso de acidentes de mergulho. Alguns dos benefícios adicionais são: assistência médica de emergência em viagens, subscrição das revistas Alert Diver e publicações educativas da DAN e cobertura total em caso de acidentes de mergulho em qualquer lugar do mundo.
Veja detalhes sobre os benefícios de ser um membro DAN e associe-se no site oficial em português: http://forms.danbrasil.org.br/individual/1732620




Política de Reservas, Cancelamentos, Desistências e "No Show"


RESERVA:

A reserva está garantida somente após o pagamento da tarifa integral do mergulho que deve ser efetivado antecipadamente.

Para mantermos a organização em nossas operações em relação a quantidade de equipamentos, alimentação, bebidas e contratação da equipe necessária para atendimento, só trabalhamos com reservas com 24 horas de antecedência.

No ato da reserva deverá ser informado:

Nome Completo, CPF, endereço, altura, peso e número do calçado.

Caso seja mergulhador credenciado, informar também a quantidade de mergulhos já efetuados até a data da reserva.

Para mergulhadores credenciados, a apresentação da certificação de mergulhador é OBRIGATÓRIA.

Caso o mergulhador não apresente a certificação de uma agência válida, poderá reverter o mergulho para batismo desde que complemente a diferença de valores caso essa exista e deverá seguir exatamente as regras e procedimentos relacionados ao batismo, como profundidade máxima, tempo e quantidade de mergulhos.

NÃO HAVERÁ reembolso em caso de não apresentação da certificação.

CANCELAMENTO:

O cancelamento é aceito com restituição integral do valor desde que seja comunicado com 48 horas de antecedência.

Trabalhamos com lista de espera e ocupação limitada de lugares a bordo, portanto, não avisar com antecedência impossibilita a liberação de vagas e causa prejuízos.

NÃO HAVERÁ REEMBOLSO PARA CANCELAMENTOS COM MENOS DE 48 HORAS DE ANTECEDÊNCIA.

Cancelamento por falta de número mínimo de passageiros ou mau tempo:

Caso não seja possível efetuar o passeio devido ao não atingimento mínimo de passageiros (seis mergulhadores) ou por condições adversas da natureza que traga riscos, será efetuado o cancelamento e o valor será devolvido integralmente aos mergulhadores.

Operação abortada por falta de condições seguras no local do mergulho:

Se a equipe de operação entender que o ponto de mergulho não oferece condições seguras devido à baixa visibilidade, refluxos, ondulações, correntes ou qualquer outro fator de risco, a operação será abortada e os valores restituídos integralmente.

DESISTÊNCIA NA HORA DE MERGULHAR

Nossas operações são planejadas com antecedência e contam com acompanhamento individual na hora do mergulho.

Além disso, cada passageiro tem sua vaga garantida após a reserva e essa vaga não é repassada para outro cliente.

Caso o cliente mergulhador desista da atividade por qualquer que seja o motivo, NÃO HAVERÁ QUALQUER TIPO DE REEMBOLSO OU DESCONTO.

NO SHOW – DESISTÊNCIA SEM CANCELAMENTO

O não comparecimento na data e horário previstos para embarque será considerado “no show” (desistência sem cancelamento). NÃO HAVERÁ RESTITUIÇÃO DO VALOR PAGO.

Atrasos: Haverá uma tolerância de no máximo quinze minutos de atraso em relação ao horário previsto para embarque, após esse período, será considerado “NO SHOW”.