Quer descobrir o quer fazer em Guarapari? Que tal um mergulho na Lagoa da Coca-Cola?

Atualizado: 21 de fev.



Pela cor da água temos realmente a impressão que vamos mergulhar em milhões de litros de refrigerante. No entanto, a lagoa de Caraís ou Lagoa da Coca-Cola como é conhecida, tem essa cor por causa da máteria orgânica dissolvida nela. Ah é de quebra ainda tem propriedades hidratantes para pele e cabelo.


Nesse post, vamos conhecer essa obra de arte da natureza em Guarapari, bem na região Metropolitana de Vitória - Espirito Santo.


Nossa aventura começa no parque Paulo Cesar Vinha que fica a 15 km de distância da Praia do Morro.

Pelo parque, iremos fazer uma trilha de 2,5km passando por toda a vegetação de reestinga até chegarmos ao nosso destino que será a Lagoa da Coca-Cola.


O parque fica na região de Setiba e inicialmente era chamado de parque do Setibão.

Depois passou a se chamar Parque Estadual Paulo Cesar Vinha em homenagem ao Biólogo que foi assassinado dentro do parque por defendê-lo do extrativismo de areia.


Criado com o intuito de preservar ecossistemas ameaçados de extinção, o parque possui uma grande faixa de restinga que abriga espécies da fauna e da flora brasileira que estão ameaçados .



COMO CHEGAR


O Parque está situado 15 km de distância da Praia do Morro.

E como fica as margens da rodovida do sol a melhor forma de acessá-lo é de carro.


Por Uber – O valor da corrida na data em que publicamos esse post era de 20 reais. No entanto, o Uber em Guarapari não funciona bem.


A Melhor forma então seria alugar um carro e ir dirigindo por conta própria, pois assim você pode controlar o tempo e se quiser pode dar um esticada até a Ponta da Fruta, outro local muito interessante para se visitar.



 

NÓS GRAVAMOS UM VÍDEO DOCUMENTÁRIO MUITO INTERESSANTE SOBRE ESSE PASSEIO E CASO VOCÊ QUEIRA ACESSÁ-LO ELE ESTÁ DISPONÍVEL EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE.


SÓ NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO, DAR UM LIKE E SE INSCREVER. 😉



Chegamos cedo e logo na entrada vimos que o parque possui banheiro, bebedouro e estacionamento. Fizemos uma pequena pausa para encher as garrafinhas de água (fica a dica, pois o parque não possui nenhuma estrutura para comprar água ou comida durante a trilha).

Então seguimos pela trilha principal do parque que é a Trilha da Restinga.


Dica:

Não se esqueça de ir com roupas leves, tênis, chapéu ou bonés.

Outra dica importante é usar bastante protetor solar, pois mesmo tendo algumas áreas com sombra, o sol castiga bastante por boa parte do percurso.














Seguindo a Trilha principal por mais 500 metros encontramos a trilha da Capivara, vale a pena sair da trilha principal por uns minutinhos e conhecer essa trilha.

O Local tem um charmoso deck de madeira onde ficam os caiaques que podem ser usados para chegar à lagoa da Coca-Cola. E já é possível ver a coloração escura da água da lagoa. Nós não fizemos ainda o passeio de Caiaque, mas está nos nossos planos voltar ao parque para fazê-lo.


Atenção! Cuidado com os marimbondos, o Bruno tomou duas ferroadas no pé nesse dia. Parece que tinha uma casinha perto do deck. 😬













Nós fomos nos apaixonando pela paisagem desse lugar que é incrível. Estávamos eufóricos com cada descoberta feita durante a trilha, nos sentimos em comunhão com a natureza. Parávamos para apreciar até o pouso das borboletas nas flores.











Retornamos a trilha principal e andamos uns 300 metros até chegar na Trilha do Alagado, outra pequena trilha de 480 metros que é muito bacana de conferir, no final dela é possível contemplar o maior lugar alagado do parque através do alto de um mirante artificial.










Voltando para a trilha da Restinga andamos por mais 700 m para chegar até a praia. A trilha principal é supertranquila e com tanta beleza que nem percebemos que já estávamos no final dela admirando o mar e olhando para outro lugar que queremos em breve conhecer: As Três Ilhas.



Finalmente chegamos na praia e nesse ponto do passeio dá para escolher ir andando pela areia ou seguir pela trilha.

Escolhemos continuar na trilha e admirar a paisagem, apreciando o percurso de 1 Km, onde de um lado está o mar e do outro a paisagem da Restinga.


No final da trilha há uma formação rochosa cheia de cactos e logo depois a Lagoa de Caraís, também chamada de da Coca-Cola, devido a sua coloração escura que possui uma grande quantidade de matéria orgânica dissolvida responsável por dar o tom do refrigerante a água.


A lagoa é rasa em toda sua extensão, por isso o local pode ser bem aproveitado por famílias com crianças, a água é de temperatura agradável. O mar está bem em frente, mas cuidado, as ondas são bem agitadas sendo mais ideal para surf.

E não dá para voltar desse paraíso sem passar pelo Mirante, que para nós, foi a cereja do bolo. Um lugar de formação rochosa que dá para ver toda a extensão da lagoa de um ângulo de tirar o folego. Vale a pena ficar uns minutos apreciando o lugar!

Finalizamos nossa caminhada pelo parque Paulo César Vinha - de alma lavada, literalmente, a caminhada foi leve, confesso que nem ficamos cansados. Sentamos mais alguns minutos num banco debaixo de uma sombra fresquinha contemplando o local e ainda pasmos por poucas pessoas conhecerem a beleza natural desse lugar incrível!


Realmente foi um passeio que vale muito a pena fazer para quem está na cidade ou está programando visitar Guarapari ES.


E além de tudo o passeio é gratuito!


E se gostou do nosso post nos siga também nas nossas redes sociais, lá colocamos muitas dicas úteis de lugares para visitar com os melhores roteiros para agilizar seu tempo.